Victor witter
turner (1920 – 1983)
Nasceu
em
28 de maio de 1920 em Glasgow, Escócia.
Foi um antropólogo conhecido por seu
trabalho com símbolos, rituais e ritos de passagem.
Formado em University
College
London, Universidade de Manchester.
“A visão de Turner do ato ritual como um
agente de mudança dentro do grupo social”.
Faleceu 18 de dezembro de 1983, Charlottesville,
Virgínia, EUA.
Em
varias partes da Zambia as antigas práticas religiosas
dos africanos que tem desaparecido devido o contato direto ou indireto com os
costumes dos brancos, essas mudanças interferem diretamente nas práticas
religiosas e nas relações familiares desses povos. Já com os Ndembu
essas interferências tem sido lenta e de pouco impacto, pois seu cotidiano tem
uma relação direta com as práticas religiosas.
A
estrutura
da aldeia
Aldeias específicas se movimentam
frequentemente ao longo do tempo, que acabam sofrendo fragmentações. Porém a
organização da aldeia Ndembu se mantém unida.
Matrilinearidade
e Virilocalidade:
Algumas implicações
“[...].
A estrutura matrilinear da aldeia é constituída, em qualquer momento, não
apenas de relações entre parentes matrilineares masculinos, mas também entre
estes homens e um número variável de parentes matrilineares femininos que
voltaram para junto deles após o divórcio ou a viuvez, trazendo suas
crianças”.(p.33)
Alguns
tipos de ritual
• Rituais
de crise de vida
São as cerimonias ou rituais que acontece em
certos momentos da vida das pessoas.
• Cerimonias
de Iniciação
Os meninos são iniciados coletivamente, eles
são circuncidados, a iniciação ocorre antes da puberdade “é inculcar-lhes
valores tribais, habilidades de caça e instrução sexual”.
As meninas são iniciadas individualmente, elas
não fazem o clitoridectomia, a
iniciação ocorre durante a puberdade, tem como objetivo prepara-las para o
casamento o sexo e a maternidade.
• Cerimônia
funerária
“A
quantidade de pompa e circunstância de um funeral depende da riqueza e
importância do morto”.
*
Rituais de
Aflição
Os Ndembu
associam má sorte na caça, problemas reprodutivos femininos e várias formas de
doenças aos espíritos dos mortos. Os rituais são realizados para acalmar ou
eliminar os espíritos.
*
Cultos de
caça
O
jovem recebe seu chamo através do sonho, a confirmação e através da caçada ir
mal, “a sombra quer o jovem como caçador da tribo”.
*
Cultos de
fertilidade das mulheres
1:Knula,
para fluxo excessivo na menstruarão; 2:Wubwang`u, quando espera gêmeos ou
parece estéril; 3:Isoma, Quando tem casos de natimortos ou abortos; e 4: Chihamba,
para doenças ou problemas reprodutivos para mulheres e homens.
*
Cultos curativos
São
tratamentos realizados com poções ou danças.
Os Símbolos no Ritual Ndembu
● Entre os Ndembu em 1952, a importância dos rituais era muito marcante na vida dos aldeões.
● É importante entender que nesse caso Ritual tem como referência a crença em seres ou poderes místicos.
● O símbolo é a menor unidade do ritual que conserva as propriedades específicas da conduta ritual;é a unidade última de estrutura específica.
● Símbolo,coisa natural que representa ou recorda algo já seja por possuírem qualidades análogas, seja por associação de fato ou de pensamento.
● Objeto, atividades, relações, eventos, gestos e unidades espaciais em uma situação ritual.
XAMÃ |
Referências:
SANCHÉZ, Fran. Simbolos do ritual Ndembu. Disponível em: http://lasucesiondeldemiurgo.blogspot.com.br/. Data de acesso: 22/09/2017
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