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LIVRO FLORESTA DE SÍMBOLOS: Aspectos do Ritual Ndembu


Victor  witter turner (1920 – 1983)
Nasceu em 28 de maio de 1920 em Glasgow, Escócia. Foi um  antropólogo conhecido por seu trabalho com símbolos, rituais e ritos de passagem.
 Formado em University College London, Universidade de Manchester.
 “A visão de Turner do ato ritual como um agente de mudança dentro do grupo social”.

Faleceu   18 de dezembro de 1983, Charlottesville, Virgínia, EUA.

Em varias partes da Zambia as antigas práticas religiosas dos africanos que tem desaparecido devido o contato direto ou indireto com os costumes dos brancos, essas mudanças interferem diretamente nas práticas religiosas e nas relações familiares desses povos. Já com os Ndembu essas interferências tem sido lenta e de pouco impacto, pois seu cotidiano tem uma relação direta com as práticas religiosas.

A estrutura da aldeia
  Aldeias específicas se movimentam frequentemente ao longo do tempo, que acabam sofrendo fragmentações. Porém a organização da aldeia Ndembu se mantém unida.


Matrilinearidade e Virilocalidade: Algumas implicações
“[...]. A estrutura matrilinear da aldeia é constituída, em qualquer momento, não apenas de relações entre parentes matrilineares masculinos, mas também entre estes homens e um número variável de parentes matrilineares femininos que voltaram para junto deles após o divórcio ou a viuvez, trazendo suas crianças”.(p.33)


Alguns tipos de ritual
•  Rituais de crise de vida
 São as cerimonias ou rituais que acontece em certos momentos da vida das pessoas.
•  Cerimonias de Iniciação
   Os meninos são iniciados coletivamente, eles são circuncidados, a iniciação ocorre antes da puberdade “é inculcar-lhes valores tribais, habilidades de caça e instrução sexual”.
 As meninas são iniciadas individualmente, elas não fazem o clitoridectomia, a iniciação ocorre durante a puberdade, tem como objetivo prepara-las para o casamento o sexo e a maternidade.
•  Cerimônia funerária
“A quantidade de pompa e circunstância de um funeral depende da riqueza e importância do morto”.
* Rituais de Aflição
 Os Ndembu associam má sorte na caça, problemas reprodutivos femininos e várias formas de doenças aos espíritos dos mortos. Os rituais são realizados para acalmar ou eliminar os espíritos.
* Cultos de caça
O jovem recebe seu chamo através do sonho, a confirmação e através da caçada ir mal, “a sombra quer o jovem como caçador da tribo”.
* Cultos de fertilidade das mulheres
1:Knula, para fluxo excessivo na menstruarão; 2:Wubwang`u, quando espera gêmeos ou parece estéril; 3:Isoma, Quando tem casos de natimortos ou abortos; e 4: Chihamba, para doenças ou problemas reprodutivos para mulheres e homens.
* Cultos curativos
São tratamentos realizados com poções ou danças.



 Os​ ​Símbolos​ ​no​ ​Ritual​ ​Ndembu
 ● Entre os Ndembu em 1952, a importância dos rituais era muito marcante na vida dos aldeões. 
● É importante entender que nesse caso Ritual tem como referência a crença em seres ou poderes místicos. 
● O símbolo é a menor unidade do ritual que conserva as propriedades específicas da conduta ritual;é a unidade última de estrutura específica. 
● Símbolo,coisa natural que representa ou recorda algo já seja por possuírem qualidades análogas, seja por associação de fato ou de pensamento.
 ● Objeto, atividades, relações, eventos, gestos e unidades espaciais em uma situação ritual. 




XAMÃ



Referências:

SANCHÉZ, Fran. Simbolos do ritual Ndembu. Disponível em: http://lasucesiondeldemiurgo.blogspot.com.br/. Data de acesso: 22/09/2017


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