Evans Pritchard foi um antropólogo britânico, um teórico fundamental para o desenvolvimento da Antropologia Social na Inglaterra. Ele descende da tradição estrutural-funcionalista de Radcliff-Brown, entretanto, o primeiro trabalha com categorias que venham a diferenciar o tom dos conceitos de função, estrutura e organização que foram formulados pelo segundo.
POVO NUER
Trabalho de Pritchard com o povo Nuer
- Os Nuer são um povo que vive na África, perto do Egito;
- Evans Pritchard chegou à terra dos Nuer em princípios de 1930;
Princípios estruturais da sociedade Nuer Noções de tempo e espaço do povo Nuer:
- Tempo ecológico
- Tempo estrutural
- Espaço ecológico
- Espaço estrutural
Os conflitos possuem uma característica funcional entre o povo Nuer. Pritchard divide a sociedade Nuer em segmentos :
- Segmentos Primários = Tribos
- Segmentos secundários = Divisões territoriais
- Segmentos Terciários = Aldeias
Instituições para que possam ser asseguradas as leis; Vendeta = Vingança
POVO AZANDE
O povo Azande tem peculiaridades quando se compara o seu modo de vida social
com o da nossa sociedade, um dos pontos observados pelo autor se refere ao uso da
magia, dos oráculos, e como a bruxaria está inserida na vida cotidiana desse povo, onde
o autor faz observações interessantes sobre esses aspectos.
O termo bruxaria que tanto nos espanta, causa medo e preocupação, é observado
de forma completamente diferente na sociedade Azande.
A bruxaria na nossa sociedade é
observada como algo satânico, diabólico, voltados a más intenções causados por bruxos
ou feiticeiros, porém, mesmo tendo valor negativo também para os Azande, é enxergado
de maneira completamente diferente do qual estamos acostumados.
Para eles, a bruxaria está presente no cotidiano, no dia a dia, em situações
rotineiras da vida comum de um Azande, onde qualquer infortúnio o desgosto ocorrido
pode ser atribuído à bruxaria, como por exemplo, uma caça mal sucedida, um acidente,
uma dor repentina, tudo isso pode ser considerado como ato de bruxaria. Tanto pois, que
é mais difícil passar um dia sem ver a bruxaria presente para eles, quanto um dia com
bruxaria em nossa sociedade.
Diferente do que estamos acostumados a ver, onde uma pessoa se torna um bruxo
por escolha, para os Azande não, uma pessoa já nasce um bruxo, é passado de geração
para geração, para os filhos seguintes do mesmo sexo do bruxo ou da bruxa, sendo que
só os filhos de um bruxo nascem bruxos, e as filhas não, e assim em vice-versa, é uma
parte física do corpo, localizada na região dos rins.
Por fim, em situações em que a bruxaria passa por conceitos éticos ou morais por
eles estabelecidos, a bruxaria é descartada, um ato que pode vir a ser um infortúnio ou
fracasso, onde a pessoa sabe que poderá vir a acontecer, e acontece, tal episódio não
contém bruxaria, pois a pessoa já está ciente do que poderá acontecer.
Referências
Evans-Pritchard, E.E. (Edward Evan), 1902-1973, Bruxaria, oráculos e magia entre os
Azande / E.E. Evans-Pritchard; edição resumida e introdução, Eva Gillies; tradução
Eduardo Viveiros de Castro. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005, p. 9 a 61.
Imagens retirada da internet.
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